Brazil e Exterior | (+55) 51 3748-3103, (+55) 51 3748-3786 e (+55) 51 99538-9941 | [email protected]

Notícias

Inovação no Vale do Taquari: Elevador para aves

É de um agricultor de Estrela, morador da Linha Porongos, um invento que pode resolver muitos problemas no carregamento de frangos vivos em aviários. Edson João Thewes criou o Elevador Móvel Autonivelante, que inclusive já teve o pedido de patente publicado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). O encaminhamento foi feito pela Haas Advogados, de Lajeado.

Fruto de uma necessidade apresentada por um primo, o inventor desenhou e construiu o equipamento que diminui o esforço manual das pessoas ao carregar as caixas para posterior empilhamento em caminhões de transporte até o local de abate. A estrutura já está em uso há cerca de um ano e tem viabilizado uma média mensal de 200 cargas, o equivalente a 1,2 milhão de aves/mês. A unidade é móvel, o operador pode nivelá-la a qualquer tipo de terreno, tem sistema hidráulico e motor de combustão. Estudante de engenharia mecânica, Thewes já faz planos de produzir mais unidades do elevador.

A propósito:
Existem equipamentos com função similar de carregamento de aves no mercado. Os modelos, porém, são na forma de esteiras móveis ou outros sistemas mais complexos.

Fonte: Matéria veiculada na coluna Mercado em Foco do Jornal O Informativo em 09 e 10/12/2017, de autoria da colunista Simone Rockenbach.

noticia-1